7 de jan. de 2015

Todo apoio a greve dos metalúrgicos do ABC!


É com muita indignação que recebemos a notícia de que centenas de metalúrgicos de nossa região, haviam sido demitidos pelas montadoras. Mas foi com grande euforia e animação que vimos a resposta dos trabalhadores que iniciam uma greve importantíssima na Volks e na Mercedes onde apontam que não será fácil para os patrões jogar a crise nas costas dos trabalhadores.
Os trabalhadores da Volks e da Mercedes podem contar com todo o apoio e solidariedade do PSTU. Estaremos ombro a ombro levando essa luta para todos os cantos do país e discutindo com a população do ABC e de SBC a necessidade de cercar os metalúrgicos de apoio e solidariedade, já que nossa região depende tanto desses empregos.

Unidade pra lutar contra os ataques e ajustes dos governos e patrões

As más notícias, não são só as demissões, desde o fim do ano passado, o governo Dilma, composto por banqueiros e latifundiários já atacou vários direitos previdenciários, inclusive o seguro desemprego, que justamente quando aumentam as demissões terá uma carência maior. Além disso, já aumentou a gasolina e a luz. E a presidente ainda tem a cara de pau de dizer que são “ajustes sem sacrifícios”.
Agora o governo de Alckmin do PSDB, e os prefeitos do ABC aumentam a passagem de transporte para R$ 3,50. Um aumento desproporcional a qualidade do transporte e ao salário dos trabalhadores que visa somente engordar o bolso dos mafiosos do transporte. O que vemos é bem diferente do que pintam os políticos: muito sacrifício para a classe trabalhadora e muito favorecimento aos empresários.
Ou seja, as demissões são parte de um pacote de maldades, que deverá ser enfrentado com a unidade dos trabalhadores para enfrentar governos e patrões.
Se a greve é vitoriosa fortalece os trabalhadores de todo o país
Os metalúrgicos do ABC que tanto já nos ensinaram na década de 80, voltam a protagonizar uma greve importante para todos os trabalhadores do país. Nesses primeiros dias de 2015, em que todos os patrões estão dispostos a atacar, se os trabalhadores impõem uma vitória isso fortalecerá toda a classe trabalhadora. Os outros patões vão pensar duas vezes para demitir e os trabalhadores já vão ter uma referência: se demitir é greve!
Os trabalhadores da Volks já haviam dado um importante sinal de resistência ao rejeitarem uma proposta de redução salarial e retirada de vários direitos. Infelizmente essa proposta também foi defendida pelo sindicato, o que não impediu que os trabalhadores mostrassem sua força e rejeitassem a proposta maldosa da empresa. Na Mercedes, após os trabalhadores terem fechado um acordo houve demissões, mostrando que a culpa das demissões não foi dos trabalhadores ao rejeitarem a proposta, mas da ganância da empresa que para não perder seus lucros não pensa duas vezes em destruir famílias.

Dilma, proíba as demissões!

O Sindicato dos Metalúrgicos vem defendendo nas assembleias o Lay-Off de dois anos bancado pelo FAT (Fundo de amparo ao trabalhador), como a principal medida do Programa de Proteção ao Emprego. Mas Isso não garante os empregos, já que essas empresas que estão demitindo usam o lay-off como uma pré demissão. Além disso as centenas de trabalhadores que estão sendo demitidos agora e os tantos outros que estão com os empregos ameaçados precisam de uma medida imediata. A presidente que tantos decretos faz quando se trata de dar incentivos para as empresas, deve fazer um decreto proibindo imediatamente as demissões!
Essas empresas receberam mais de 27 bilhões de reais em isenções fiscais e mandaram somente 30 bilhões de reais para fora do país nos últimos quatro anos. Com esse dinheiro poderia ser mantido 50 mil empregos nos próximos 6 anos. Não pode ser que com todo esse lucro demitam trabalhadores. A Volks é a montadora número um no mundo, pode muito bem manter os empregos.
Além de proibir as demissões, o governo pode reduzir a jornada sem redução de salário. Deve estatizar sem indenização as empresas que recebem dinheiro do governo e insistem em demitir e proibir imediatamente a remessa de lucros para o exterior obrigando as empresas a investirem na manutenção dos empregos na região.
PSTU-ABC