18 de dez. de 2014

Aumento das passagens no ABC: Repetir Junho!





No dia 19 de novembro, em notícia publicada no Estadão, prefeitos do ABC, como Luiz Marinho e Grana, discutem o aumento da tarifa de ônibus de R$ 3,00 para R$3,50. Nós não podemos aceitar esse ataque aos jovens e trabalhadores. Em 2013 ficou claro que é preciso lutar e também que é possível vencer, em junho derrubamos o aumento da tarifa no país todo, nossa força foi tão grande que aqui no ABC a passagem já estava mais cara desde janeiro, mas em junho baixamos a tarifa.


De lá para cá nossos salários não aumentaram, a juventude continua refém dos trabalhos mais precários e dos salários mais baixos. Grande parte de nossos jovens são desempregados e precisam andar longas distâncias a pé se quiserem cursar uma escola técnica, a faculdade, ou mesmo para participar de atividades de lazer e cultura. Para piorar, nossa região vive um momento de muitas demissões da indústria, que deixam os jovens sem perspectivas, empobrece a região de conjunto, reduzindo investimentos na saúde, educação etc. Ou seja, não é possível pagar nenhum centavo a mais!


Chegou a hora de ir para a rua novamente, já estamos organizados no Comitê Unificado Contra o Aumento da Passagem no ABCDMRR, para mobilizar a juventude e os trabalhadores e mostrar nossa força, pois sabemos que só assim podemos vencer. 


Os prefeitos justificam o aumento dizendo que tiveram que aumentar o subsídio para as empresas de ônibus e com isso estão com o orçamento prejudicado, mas todas essas empresas lucram com as passagens e ainda recebem subsídio do governo! Se as empresas de ônibus não aceitaram bancar a redução da tarifa em 2013, os prefeitos deveriam ter dado um fim em todos os contratos e estatizado essas empresas, nem mesmo indenização deveria pagar. Essas empresas devem milhões para as prefeituras, tem dívidas impagáveis. Só assim se pode garantir um transporte que não vise o lucro de mafiosos, mas sim que tenha como único objetivo o transporte da população. 


Por que estatizar o transporte? Para uma empresa o lucro é o mais importante. Então quanto mais lotado, mais caro e mais sucateado melhor! Por que temos que ficar na mão delas?! Para nós o transporte precisa ser público gratuito e de qualidade! Mas não queremos uma estatização do transporte que gere outra máfia, queremos que seja controlado pelos trabalhadores e usuários que sabem melhor que qualquer empresa quais são as necessidades do transporte público nas cidades.

A tarifa não pode aumentar e que isso não signifique tirar dinheiro da saúde ou da educação. Não queremos nenhum dinheiro público para a máfia do transporte no ABC! Queremos um transporte público, tarifa zero e qualidade, que não vise o lucro mas que cumpra com o papel de mobilidade para a população.


Essa será a primeira de muitas lutas deste ano que vem aí. O PT venceu o PSDB e Aécio dizendo que fariam tudo diferente. Mas o que vemos é que estão fazendo tudo que disseram que Aécio faria. Colocaram no ministério da fazenda um banqueiro, na agricultura uma ruralista e já anunciaram que haverão cortes e ajustes. Por isso a para derrotar a direita não podemos ficar do lado do governo, temos que construir nas ruas um terceiro campo daqueles que não aceitarão os ataques banqueiros, patrões e do governo e construiremos nas lutas as novas organizações que de fato vão representar os jovens e trabalhadores do nosso país.

 Dia 20/12 – Ato na Oliveira Lima às 10hs


Venha construir também as mobilizações de janeiro conosco!

Acompanhe pelo blog e face:

pstuabc.blogspot.com.br

facebook.com/pstuabc