13 de ago. de 2013

Amanhã, 14 de agosto, estaremos no Ato Chega de Sufoco e Corrupção: por um transporte público estatal de qualidade!

Nós do PSTU ABC sabemos estaremos juntos no Ato convocado pelo sindicato dos Metroviários com o Movimento pelo Passe-livre neste dia 14 de agosto, a partir das 15h no Vale do Anhangabaú!

Muito foi roubado pra chegarmos a situação atual, com ônibus lotados, caros e absolutamente insuficientes. Promete-se um "monotrilho" (que sequer é um metrô) pra nossa região apenas em 2015... e até lá cada um se vira como pode, chega atrasado todo dia, gasta muito e passa aperto no busão! 

Sabemos que se não estivermos nas ruas, depois do monotrilho a única coisa que vai mudar é o meio de transporte, porque vai continuar lotado, caro e  insuficiente! Então vamos às ruas! Exigir um transporte público, gratuito e de qualidade!

Veja abaixo o texto convocando para o Ato!






CHEGA DE SUFOCO!
TRANSPORTE NÃO É MERCADORIA!
FORA AS MÁFIAS DOS TRANSPORTES NO METRÔ, CPTM, EMTU E ÔNIBUS!
TRABALHADORES E USUÁRIOS POR UM TANSPORTE PÚBLICO E DE QUALIDADE!

No dia 14 de agosto, trabalhadores e usuários estarão nas ruas por um outro transporte. Não podemos mais aceitar que ele seja dominado pelos interesses privados. Os escândalos de desvios de verba, os cartéis, os descarrilamentos, as panes, as esperas, a precarização das condições de trabalho, a terceirização, os aumentos das passagens, as plataformas lotadas só demonstram que o transporte é tratado como mercadoria e não de acordo com nossas necessidades como trabalhadores e usuários.

Os problemas do transporte vêm da forma como ele é organizado. Hoje, sua gestão é voltada para o lucro e não para os interesses de quem trabalha e o usa cotidianamente. Esses problemas todos evidenciam que a corrupção não é um caso isolado: é só mais uma forma de usar o transporte para garantir os lucros dos empresários e políticos.

Uma das maiores expressões desse domínio privado no transporte são as Parcerias Público-Privado (PPP), que através de contratos legitimam o investimento público no setor privado. Assim, essas empresas - que sempre visam aumentar seus lucros - precarizam cada vez mais a condição dos trabalhadores e usuários. Não existe corrupção maior que utilizar investimentos públicos para lucros privados.

Essa situação só vai mudar quando o controle do transporte for dos trabalhadores e usuários. Só quem vive o transporte todo o dia pode saber como organizá-lo de acordo com suas necessidades. Por isso, o nosso sufoco cotidiano não vai passar com uma simples troca de governos e sim através da luta dos trabalhadores e usuários, conquistando a gestão do transporte.

Nesse contexto é que se insere a luta por um transporte público de fato, que não seja mercadoria. Em junho, trabalhadores e usuários mostraram que vale a pena lutar. Impedimos que o lucro dos empresários passasse por cima de nós. O ato do dia 14 de agosto é mais um dentro dessa luta, do protagonismo dos trabalhadores.

Chega de sufoco, chega de corrupção: trabalhadores e usuários por um transporte público e de qualidade!

Exigimos para o transporte:

-Abaixo a corrupção, abertura da caixa preta dos transportes no estado e no município. Prisão dos corruptos e corruptores, expropriação dos bens e devolução do dinheiro para o tansporte público. Pela paralização imedita da licitação da linha 6!
-Fim das privatizações (direta, concessões e PPP's) , estatização do Metrô, trens e ônibus,
-Passe livre,
-Redução da tarifa rumo a tarifa zero,
-Fim das terceirizações. Manutenção e operação 100% estatal,
-Contratações de mais funcionários para ampliação do horário de funcionamento, metrô 24h nos domingos e feriados,
-Pelo retorno da integração nos terminais e pela integração plena com EMTU,
-Gestão do transporte pelos trabalhadores e usuários, sem empresários!