18 de out. de 2012

Eleições em Santo André: um balanço necessário

Reveja as notícias da nossa campanha em Santo André: http://mayara16123-vereadora.blogspot.com.br/

Como já era de se esperar, as eleições majoritárias (para prefeito) em Santo André foram marcadas pela disputa de dois candidatos: de um lado Carlos Grana do PT e seus 155.606 votos, de outro Aidan Ravin do PTB com 135.193 votos. No segundo turno, um dos dois será eleito prefeito de nossa cidade para governá-la durante 4 anos.

Sem dúvida nenhuma a rejeição do atual prefeito Aidan Ravin foi grande e demonstra que a população de Santo André não agüenta mais viver sem ter uma educação e uma saúde de qualidade, direito à moradia, à cultura, lazer, etc. Também está cansada dos casos de corrupção nos quais a prefeitura esteve envolvida, e foi para as urnas pedir mudança. A pergunta que fica é: será que Carlos Grana, se eleito, será capaz de mudar essa realidade?

Na opinião do PSTU, seja Carlos Grana o novo prefeito ou seja Aidan Ravin o reeleito, nada vai mudar. Os dois candidatos apresentam o mesmo plano de governo, embora com aparências distintas. Nenhum dos dois candidatos falou em sua campanha sobre deixar de se guiar pela lei de responsabilidade fiscal e utilizar os recursos da cidade para melhorar a vida da população. Ambos fizeram promessas vazias, que não serão concretizadas porque os grandes beneficiados com a possível vitória de cada um deles serão os empresários que financiaram suas campanhas. Migalhas serão distribuídas ao povo no primeiro ano de mandato, depois tudo “voltará ao normal”, e os trabalhadores e a juventude continuarão sem emprego, sem saúde pública de qualidade, sem educação superior gratuita, sem moradia, etc.

Agora, cabe aos moradores, trabalhadores e a juventude de Santo André seguir lutando por seus direitos, nas ruas, nos locais de trabalho e de estudo, que é por onde conseguirão conquistar vitórias. Acreditamos que nem Carlos Grana nem Aidan Ravin nos representa, e é por isso que chamamos você a votar nulo no segundo turno dessas eleições municipais!

Os votos na esquerda

Quem vivenciou o processo eleitoral em Santo André deve ter sido abordado por um cabo eleitoral do PT ou do PTB e deve ter visto a quantidade de lixo produzida por esses partidos, que forrava ruas e calçadas no dia das eleições. Muito dinheiro foi investido nessas campanhas, e a grande maioria dos cabos eleitorais estava trabalhando para conseguir um dinheirinho no final do dia, mas nem sempre estava convencido em votar “em seu candidato”.

O PSTU se orgulha de ter realizado uma campanha limpa, com o dinheiro arrecadado dos trabalhadores e da juventude, sem cabo eleitoral pago e sim com militantes convictos em defesa de um programa coerente com sua prática cotidiana. Tivemos uma campanha pequena, é verdade, mas não sujamos nossas mãos em momento algum, para manter nossos ideais de pé. Agradecemos os 180 votos que tivemos na candidata a vereadora Mayara Conti, uma jovem mulher socialista que iniciou sua luta em 2006 no movimento estudantil da cidade, e temos orgulho em dizer que seguiremos lutando, mesmo fora da câmara dos vereadores. Também agradecemos os 427 votos que tivemos na legenda, que com certeza expressaram a afinidade dos cidadãos andreenses com o nosso programa socialista.

Por fim, também parabenizamos a votação no prefeito Marcelo Reina do PSOL, que fez uma campanha limpa e ousada, seja nos debates ou nas ruas, durante o processo eleitoral.

Seguiremos nas lutas para mudar a realidade da nossa cidade, e contamos com o apoio e a participação da população nessa nova tarefa!!!