FONTE: FERRAMENTA DE LUTA - Ano 13 VOLKSWAGEN MAIO/2010
Em comunicado o Grupo Volkswagen divulgou seu balanço financeiro do primeiro trimestre de 2010: como resultado, lucro operacional quase três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A participação do Grupo VW nas vendas globais de automóveis cresceu 11,6% ante o mesmo trimestre de 2009. Para o presidente do grupo, Martin Winterkorn, o resultado fortalece a estratégia de expansão global. O executivo atribui os bons números tanto à recuperação das vendas em importantes mercados da montadora, incluindo o Brasil, quanto à política de redução de custos. Ou seja, Isto graças ao salário rebaixado dos novatos, aumento do ritmo de trabalho e terceirizações, tudo em acordo com o SINDVOLKS.
Concretizando a parceria aqui no Brasil, no Jornal da Volks de abril relata encontro entre a coordenação do SINDVOLKS e a Direção da fabrica, onde ela exige “... inverter os custos trabalhistas, buscando maior produtividade e flexibilidade na gestão dos recursos humanos”. Traduzindo: Reduzir ainda mais nossas conquistas e direitos e arrancar cada vez mais nosso couro no Linhão em parceria com o SINDVOLKS/CUT!
Os trabalhadores contratados após o acordo do sindicato/comissão e a Volks em 2006, fez com que todo trabalhador que entrasse na empresa a partir desta data recebesse um salário 1/3 dos antigos e só chegaria ao teto depois de 2 anos como temporário, em media, e depois de efetivado, levaria 10 anos para equiparar com os antigos. Conclusão: ARROCHO SALARIAL E MAIOR EXPLORAÇÃO GARANTEM LUCROS DA VW.
Isto é uma grande sacanagem, pois os novatos estão submetidos às mesmas condições de trabalho que os antigos, aos mesmos esforços físicos, portanto ficarão doentes mais rápidos e com salários bem menores.
Defendemos um plano de carreira para os novatos com que façam que os (as) companheiros (as) cheguem ao teto em 5 anos e não em 10 anos. Salário igual para trabalho igual JÁ!
Fazer uma boa Campanha Salarial 2010 ou Privilegiar a Campanha da Dilma?
Os Sindicatos ligados a CUT CHAPA BRANCA vem cogitando antecipar a data-base desse ano para Agosto, justificando que precisam “agilizar” a campanha salarial, pois as direções desses Sindicatos querem priorizar a campanha da Dilma, ao invés de procurar melhorar nosso acordo salarial. Já são mais de três anos que os metalúrgicos do abc fazem os piores acordos salariais. Os companheiros de SJCampos/GM vem conquistando na luta acordos superiores, mesma coisa em Campinas e no Paraná. Nós achamos que a organização da luta esta em primeiro lugar e que inclusive as candidaturas comprometidas realmente aos interesses da classe trabalhadora devem se apoiar em suas reivindicações e lutas, principalmente no período eleitoral. Fiquem de olho, pois as lições das campanhas passadas demonstraram que precisamos ficar espertos com possíveis manobras do SINDVOLKS para não conquistarmos um aumento decente novamente esse ano.