13 de jan. de 2013

Vamos barrar o aumento das passagens em São Bernardo e em todo o ABC!


Por Lígia Gomes

Os trabalhadores e estudantes de São Bernardo e de toda a região do ABC foram surpreendidos com um aumento gigantesco nas passagens de ônibus. O aumento de R$2,90 para R$3,30 é de quase 14%, desproporcional ao aumento de 9% no salário mínimo e da inflação que fechou o ano em 5,84%.

Isso mostra com quem está comprometido o prefeito reeleito Luiz Marinho e os outros prefeitos da região. Autorizando este aumento os prefeitos demonstram que estão do lado dos grandes empresários do transporte e não da população.

O transporte público é um direito que vem sendo ameaçado, seja com a superlotação, com a qualidade dos veículos, os longos intervalos e as altíssimas tarifas, isso tudo acompanhado de salários baixos para os trabalhadores do transporte e péssimas condições de trabalho com vários trabalhadores acumulando a função de motorista e cobrador.

Isso tudo acontece porque o transporte público que deveria servir para levar as pessoas aonde elas precisam ir passou a ser um negócio onde o objetivo não é atender a população e sim de dar lucro a grandes empresas, por isso ocorrem frequentes aumentos.

Defendemos que o transporte público seja de fato público, que seja estatizado e controlado pelos trabalhadores e usuários do transporte e que sirva para atender as necessidades dos trabalhadores e da juventude das cidades e não sirva para enriquecer ainda mais meia dúzia de empresários.

Por isso o PSTU é contra o aumento das passagens e se coloca na linha de frente das mobilizações contra o aumento no ABC e em todo o país, assim como defende a estatização das empresas de ônibus, inclusive através dos seus vereadores Amanda Gurgel em Natal e Cleber Rabelo em Belém, que participaram das mobilizações contra o aumento em seus municípios e usaram a tribuna da câmara para exigir a estatização dos transportes e passe livre para os estudantes e para denunciar a farra das grandes empresas de transporte.

Repudiamos a repressão ocorrida na mobilização em Mauá, e acreditamos que as mobilizações devem continuar, pois é a única forma de barrar este aumento.

Todos ao ato regional contra o aumento das passagens no dia 18 às 17hs, na Estação Santo André para irmos até o consórcio intermunicipal exigir de todos os prefeitos a revogação imediata dos aumentos.


*Lígia Gomes é militante do PSTU de São Bernardo do Campo, funcionária da UFABC e diretora do Sindicato dos trabalhadores das Universidades Federais do ABC