27 de ago. de 2013

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, estudantes de São Bernardo do Campo estão organizando uma manifestação pelo passe livre estudantil




Nesta quarta-feira, 28 de agosto, estudantes de São Bernardo do Campo estão organizando uma manifestação pelo Passe Livre na cidade. A movimentação é chamada pela Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL) do ABC e  contará com a participação de estudantes da ETE Lauro Gomes, e de escolas como Robert Kennedy, Vladimir Herzog, Maria Iracema Munhoz e  João Ramalho e da UFABC.

Segundo Rafael Nascimento, da ANEL-ABC a ideia é pressionar os vereadores e o prefeito Luiz Marinho a implantar o  passe-livre estudantil na cidade. O texto de apresentação do evento chamado no facebook e os panfletos distribuídos nas escolas da cidade apontam que: "As empresas de ônibus lucram milhões com o nosso direito, e os prefeitos não investem na população. Em São Bernardo gastaram milhões com a reforma da Câmara, enquanto falta dinheiro para saúde e educação." E por isso chama os estudantes a se mobilizar como tem sido feito em outras cidades do Brasil.

Rafael diz que desde as manifestações de junho algumas cidades como Porto Alegre já avançaram na luta pelo Passe Livre estudantil, e que há espaço para conseguir essa política também no ABC. Ele ainda destaca que "nossa luta pelo passe livre estudantil é parte de uma luta pelo passe livre para todos, por um transporte com tarifa zero. Achamos que é importante que o passe livre estudantil seja custeado com recursos e benefícios das empresas, que lucram demais às nossas custas e recebem gordos repasses da prefeitura. Mas também compreendemos que a longo prazo o transporte público deve ser completamente estatizado, porque é uma necessidade da população, deve ser garantido para todos e não dar lucro para ninguém".
A programação do dia começará às 6:30h nas escolas, que seguirão em passeata até o Paço Municipal, com concentração as 8h e deve seguir até a Câmara e à Prefeitura para exigir negociação e entregar uma proposta de Projeto de Lei para implantar o Passe Livre Estudantil na cidade imediatamente.